segunda-feira, 14 de junho de 2021

Poema - O rio que passa na minha vida

 

O rio que passa na minha vida

É o fluxo enérgico de viver,

Arrastando com ele os sonhos

Que vão em intenso turbilhão

Apaziguar as dores de viver,

Mas sempre em sofreguidão

Para viver tudo intensamente.

 

É como um riso de alma despida

Que rasga a solidão das coisas

Num momento qualquer de solidão.

O rio que passa na minha vida

Inventou margens de vazio

E é um curso de emoções

Que vai dando vida à alma despida.

 

O rio que passa na minha vida

Arrasta sonhos por onde passa,

Destruindo margens mansas

Para se avolumar na imensa foz

De um imaginário fantástico

Onde a vontade soçobra na dor

E a vida é um estuário deserto.

 

O rio que atravessa a minha vida

Traz vontades e desejos,

Emoções e sensações brutas

Que se apagam na escuridão

Que o sonho em turbilhão ousou.

Querendo vencer a alma despida

Para viver em sofreguidão.

 

O rio que atravessa a minha vida

Alcançou o oceano infinito

Onde as almas se reúnem

No amanhecer de uma vida despida

Em estuários incertos e vazios

Em cujas margens crescem ocultos

Os sonhos vão de tanto viver.

 

MARIANO MENDONÇA LOPES


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!