terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

PROSA - Excerto de Impressões do Mar

Eu canto a liberdade que trago incólume no meu peito, uma chama que não se apaga no tempo e que no meu olhar não conhece limites nem horizontes. Trago em mim a vontade de viver sem rédeas de opressão, sem mecanismos sociais que contenham ou cerceiem a vontade do meu espírito de viver, de pensar, de criticar ou de agir. Vislumbro na alma o ânimo que me provoca, que me ergue como a fraga no mar revolto, sobrepondo-me aos esgares anônimos de crítica, às impetuosidades que me atormentam mas que, como um gaivota audaz, ouso transpor pelas asas do meu destino. E vivo, na transcendente liberdade do caminho, sem berma nem cruzamento, na longa Estrada que me há de levar ao infinito para conhecer o Universo, desenhar contornos nas estrelas que se aproximam do meu horizonte e segurar nas minhas mãos, irreverente, um mundo que é só meu.

 

Há em mim rajadas de inconstâncias, açoitando a fragosa temperança do meu ser, desabando em tempestuosas inclinações ao maléfico profetismo da minha redoma, mesmo que eu sacuda violentamente tais espasmos bafejantes de idiossincrasias e procure devolver a paz de espírito ao âmago criador que embalo envolvente na ternura de uma madrugada cadente de bebida e inspiração. Refastelam-se as letras, embalam-se as melodias, saciam-se as sedes e a noite termina no aconchego da leitura. Ah assim sim, há paz de espírito neste homem.

 

MARIANO MENDONÇA LOPES [Excerto de Impressões do Mar, 2014]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!